Rota do Café, no Paraná, vence Troféu Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo

Entrega do prêmio acontece durante o 6° Salão de Turismo Roteiros do Brasil, no dia 14 de julho, em São Paulo; com menos de dois anos, roteiro consolida região como polo turístico

A Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural que engloba atrativos de 15 municípios do norte do Paraná, será destaque no 6° Salão de Turismo Roteiros do Brasil. O roteiro turístico paranaense é um dos vencedores do Troféu Roteiros do Brasil e será premiado durante o evento, que acontece no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de julho.

A premiação, no dia 14 de julho, na capital paulista, é promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) e está na sua terceira edição. Ao todo, são nove casos de sucesso, experiências bem-sucedidas do setor no Brasil. Além de Paraná, serão premiados projetos turísticos de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os vencedores do Troféu Roteiros do Brasil foram eleitos uma por banca examinadora composta por representantes do setor público, privado e universidades. A Rota do Café venceu na categoria “Roteiro Turístico”. Sérgio Garcia Ozório, consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do Projeto, explica que a banca examinadora avaliou quesitos como ações de articulação, capacitação, comunicação, promoção, comercialização e profissionalização.
“O reconhecimento do Ministério do Turismo mostra que estamos no caminho certo e que temos no Paraná um roteiro de peso e com diversidade de atrações. Por ter uma abrangência nacional, o Prêmio Troféu Roteiros do Brasil também será uma forma de divulgar a Rota do Café e atrair, cada vez mais, novos turistas”, diz Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.
Para o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, o Sebrae/PR é serviço de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas e o Projeto da Rota do Café está cumprindo seu objetivo. “A premiação promoverá o roteiro paranaense no Brasil e no exterior, melhorando ainda mais os negócios dos empresários envolvidos.”
Além disso, na avaliação do coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, a premiação servirá para reforçar o posicionamento da região norte do Paraná como importante polo de turismo no Estado, principalmente nesse momento que o Brasil vive, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Para os empreendedores que fazem parte da Rota do Café, o reconhecimento reflete o empenho e a dedicação do Sebrae/PR, das demais entidades envolvidas no Projeto e dos empresários que acreditaram na proposta de transformar a região em um destino turístico.
“O café está em evidência nos dias de hoje e soubemos aproveitar essa oportunidade, combinando o produto com o turismo. Os próprios consumidores querem saber mais sobre a bebida e estão valorizando os cafés de qualidade, que também são produzidos no Norte Pioneiro do Paraná. Nossa região já foi reconhecida como a capital mundial do café e a Rota conseguiu resgatar essa história”, salienta Marcelo Camargo, chef do Restaurante O Brasiliano.
Para Leonardo Florêncio da Silva Filho, proprietário da Artesano Agroindustrial, a premiação reflete na autoestima dos empreendedores e confere visibilidade ao Projeto no circuito nacional do turismo. “A Rota do Café é um produto diferenciado e completo. Acredito que vencemos devido à peculiaridade do destino, que já vinha fazendo sucesso com o público e que agora ganhou o reconhecimento do Ministério do Turismo”, aponta.
A proprietária da Fazenda Palmeira, Cornélia Margot Gamerschlag, ficou surpresa com o prêmio, já que a Rota do Café é um produto relativamente novo – surgiu há cerca de dois anos - em comparação aos roteiros concorrentes. “O reconhecimento será mais um estímulo para que todos continuem investindo em melhorias em seus empreendimentos para atender as necessidades dos turistas, que certamente aumentarão com a divulgação do prêmio.”

Projetos premiados

Além da Rota do Café, mais oito projetos foram reconhecidos. Em Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos conquistou o Troféu Roteiros do Brasil, na categoria Gestão Turística Municipal. O “Circuito das Serras Verdes”, no sul de Minas Gerais, foi o vencedor na categoria Gestão Turística Regional.
Na categoria Roteiro ou Destino Turístico Segmentado, o ganhador foi o “Caminho da Luz – O Caminho do Brasil”, outro destino turístico de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, recebeu dois prêmios nas categorias Sítio Eletrônico Promocional e Material promocional de um destino, roteiro, ou região turística.
A Prefeitura de Socorro, em São Paulo, que inscreveu o caso “Sustentabilidade Ambiental no Destino de Socorro”, foi premiada na categoria Sustentabilidade Ambiental no Município. Na categoria Sustentabilidade Social no Município a consagração foi para a Escola Municipal de Turismo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi coroada na categoria Sustentabilidade Cultural no Município.
De acordo com Sérgio Garcia Ozório, a Rota do Café conseguiu inserir o Paraná no quadro dos melhores Roteiros Turísticos do Brasil. “É uma honra figurar ao lado de destinos que já são consagrados e que já foram aprovados pelo público”, destaca.

Sobre a Rota do Café

O lançamento da Rota do Café foi realizado em novembro de 2009, depois de 20 meses de estudos para a formatação do produto, sensibilização dos envolvidos, roteiro experimental, qualificação dos serviços turísticos, precificação, comercialização e promoção.
O roteiro turístico do norte do Paraná resgata a cultura de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo. A Rota contempla mais de 30 empreendimentos em 15 municípios e proporciona uma viagem incrível com visitas a fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológicos, pousadas e restaurantes que revelam a história, o sabor e o aroma do café brasileiro.
O destino é uma aula de história viva, ministrada pelos proprietários dos empreendimentos que sabem contar de uma forma lúdica a sua história e a de suas fazendas, que se confundem com a trajetória e o desenvolvimento da região norte do Paraná, que alcançou a prosperidade graças ao café.
Os roteiros são elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada grupo e as Agências de Turismo credenciadas ao Projeto de Turismo Norte Paranaense – Sebrae/PR estão aptas a atender turistas do Brasil e do exterior.

Para conhecer outras atrações da Rota do Café acesse o site www.rotadocafetur.com.br


Fonte: Revista INCorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário