Sobre Nós



O amor por nossa profissão motivou o encontro entre o turismo e o café! O Projeto Umami nasceu da nossa vontade de buscar novos olhares, novos sabores e novas experiências associadas ao café de origem e à cultura cafeeira!

Buscamos criar uma conexão entre o café especial, sua cadeia produtiva, mercado consumidor e o planejamento turístico. Através da divulgação da cultura da apreciação do café, por meio do turismo, esperamos contribuir com o desenvolvimento do setor. Utilizar a atividade turística como uma vitrine e alternativa de renda pode ser uma forma de promover o Brasil na busca pelo reconhecimento nacional e internacional, como referência, pelo seu café de qualidade, da planta à xícara.

Viajar é viver e o turismo implica em trocas: entre culturas, percepções e sentidos! Aliar a gastrônomia com o turismo de experiência foi a forma que encontramos de promover os encontros, reavivar a memória e valorizar os lugares, as pessoas e os produtos que estão presentes na nossa mesa!

O Projeto Umami é uma nova proposta de turismo, que dá novos significados a uma prática já antiga. A intenção é promover um novo olhar e proporcionar experiência marcantes, inteligentes, únicas e muito saborosas! Deliciem-se neste Blog! Ele foi feito para saciar os olhos e estimular os sentidos! Provem esta idéia e degustem o sabor da experiência!

Foto: Marina Moss e Helga de Andrade, idealizadoras do Projeto Umami.

Mais umas gotas:


Helga Andrade é Turismóloga formada pela UFMG. Foi Coordenadora de Projetos e Diretora-Presidente da Território – Empresa Júnior de Turismo da UFMG, atuando entre 2007 e 2009. Desenvolveu como projeto de monografia uma análise do café especial no Brasil e seu potencial para o turismo gastronômico, em especial no estado de Minas Gerais.

Helga também é pós-graduanda em Cafeicultura pelo IFSULDEMINAS e Barista (especialista em preparo e serviço de café) certificada pela ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista. Desde 2009, conquistou prêmios de nivel estadual e nacional em competições de Barista, principalmente na categoria de drinques alcoólicos à base de café. Depois de algumas experiências em classificação, degustação, torra e comercialização de cafés especiais, passou a se dedicar à pesquisa em qualidade do café, desenvolvimento de regiões cafeicultoras e aproveitamento turístico do café. Atualmente é instrutora do Curso de Barista do IFSULDEMINAS em Machado/MG, oferece serviço de café para eventos e consultoria e treinamento para cafeterias, padarias e restaurantes.

 Os diversos estudos e relacionamentos conquistados nos setores de turismo e café especial fizeram surgir uma paixão e uma dedicação ao trabalho unindo a Turismóloga e a Barista. Desde 2011 levanta a bandeira da valorização da mulher na cadeia do café, sendo membro-fundadora da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA Brasil). Também atua na Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) como membro da Diretoria na gestão 2012-2014.

Contato:
Visite o perfil de Helga Andrade no LinkedIn
  • E-mail: helga.turismo@yahoo.com.br 
  •                helga.barista@gmail.com
  • Twitter: @HelgadeAndrade

Marina Moss é turismóloga formada pela UFMG, mestranda em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e estudante de Relações Internacionais pela PUC-MG. Foi bolsista de projetos de iniciação científica durante as duas graduações, tendo trabalhado em vários projetos de turismo cultural, ecoturismo e turismo de base local em comunidades, com experiência em mobilização social e convivência com a agricultura familiar.

Atualmente trabalha com projetos de consultoria turística na área de planejamento territorial e em projetos de produção e gestão cultural, com experiência em mecanismos de financiamento da cultura. Pesquisadora vinculada à UFMG faz parte do Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço (GIPE/UFMG), especializada em estudos sobre a paisagem, áreas protegidas e cidades de interesse turístico.

Criada em zona rural e apaixonada por café e pela cultura cafeeira tem se dedicado a compreender porque o Brasil, maior produtor de café do mundo, consome basicamente café de baixa qualidade e investe pouco no potencial associado à cultura do café. Apreciadora dos cafés especiais tem o sonho de levar café de qualidade à mesa de todos os brasileiros, utilizando a atividade turística como ferramenta para promover o intercâmbio cultural e a valorização de um símbolo cultural do país e um dos principais produtos de exportação do Brasil.

Contato:
Visite o perfil de Marina Moss no LinkedIn



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